sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Caráter e reputação


Em alguns momentos da vida nada se pode fazer para impedir que as pessoas se empenhem em fazer outras acreditarem que você é o que elas querem que você seja, e não o que você é de fato.
Foi assim com José enquanto era acusado injustamente pela mulher de Potifar (Gn. 39:7-20). Até hoje tem gente duvidando da integridade dele. O mesmo aconteceu com Elias, duramente perseguido e caluniado por Acabe (I Rs. 18:17). Paulo, o apóstolo, chegou a ser chamado de "peste" (Atos 24:5) por aqueles que eram vistos como os "homens de Deus" em sua época. Quer pior reputação do que a de Jesus naquela sexta-feira de sua crucificação? Ninguém acreditava nele, com exceção dos poucos discípulos que restaram.
Apesar de tudo, eu quero ser alguém de caráter e de boa reputação. Já faz algum tempo que um grande amigo me apresentou um texto sobre caráter e reputação. O texto é de autoria de William Davis. Veja como é forte.
  • As circunstâncias entre as quais você vive determinam a sua reputação. A verdade em que você acredita determina o seu caráter.
  • A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é.
  • A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. Caráter é o que você tem quando vai embora.
  • A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira.
  • A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz.
  • A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.

A reputação e o caráter são significativos, ainda que mais importante seja o caráter. Mas isso não significa que devo desconsiderar a reputação. Ela também é imprescindível, tanto que na escolha dos primeiros diáconos, a igreja primitiva considerou como critério fundamental que aqueles homens fossem "de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria" (Atos 6:3).
Boa reputação.
A reputação pode ir pra sarjeta não apenas quando eu assumo um modo de vida questionável, mas também quando uma ou outra pessoa resolve injustamente me desacreditar diante de meus irmãos e amigos.
Na vida sempre haverá aqueles que vão me amar e me respeitar pelo que sou. Mas também haverá outros que vão me odiar e me desrespeitar pelo mesmo motivo. O que devo fazer diante disso?
Nada. Absolutamente, nada.
Nessa discussão entre caráter e reputação eu me lembro que quem ama não vê defeitos. E quem odeia não vê qualidades. Então, devo viver minha vida de acordo com a direção do Senhor, e me empenhar pra ser alguém de caráter e de boa reputação, independentemente do que vão dizer de mim.
Quer um conselho? Viva com o Senhor. E se mesmo assim, ainda houver um Diótrefes (III João 9-10) em seu caminho, ou um Alexandre - o latoeiro (II Timóteo 4:14), insistindo em fazer as pessoas acreditarem em alguém que você não é, então, lembre-se do que Deus disse a Jeremias (e também a você). "Eu é que seu que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais" (Jeremias 29:11).
Por: Samuel Costa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...